Cultura

Bungy Jumpy "O Salto Selvagem"

O neozelandês A. J. Hackett inventou o curioso, arriscado e excitante esporte denominado bungy jumpy, inspirado em um antigo ritual de iniciação dos melanésios da ilha de Pentecostes, localizada nas Novas Hébridas, atual Vanuatu, Hackett substituiu por cordas elásticas seguras os quebradiços cipós com que os melanésios prendem os tornozelos para se lançar de uma altura de 20m, correndo risco de vida, deslocamento das articulações causado pelo impacto da queda. Esse risco de vida faz parte da atração mortal do jogo, que é parte integrante do espetáculo oferecido pelos habitantes desta ilha do Pacífico Ocidental, que se realiza todos os anos, em maio, atraindo milhares de turistas e curiosos.
Uma antiga lenda da Ilha conta a história de um casal, cujo marido costumava castigar a esposa com frequencia. Um dia, a mulher cansou-se de apanhar e fugiu para a selva. O marido persegui-a até a copa da árvore mais alta  da ilha. desesperada, a mulher saltou e o homem saltou atrás dela. Entretanto, por ter amarado um cipó ao tornozelo, ela ficou balançando no ar e seu companheiro morreu ao cair sobre as pedras.
A partir de então, os homens de Pentecostes têm se reunido todos os anos, em precipícios próximos a cada aldeia, para saltar com os tornozelos amarrados a longos cipós. Dizem que assim aprendem a não ser enganados por suas mulheres.
- Esse fato deve-se a interação do homem com o meio ambiente envolvendo inicialmente árvore, cipós, precipícios e as questões sócio-culturais e econômicas, tornando a comunidade e o seu ecossistema um pólo turístico.

ANTARTIDA

Além da paisagem infinitamente branca e desértica, ali ocorrem fenômenos muito peculiares, como o "whiteouts" ou ausência de sombra. Isso faz desaparecer a noção de profundidade (se algo está longe ou perto) o ar puro reage com os raios solares e provoca miragens dos mais variados tipos - uma das mais bonitas é uma auréola em volta do sol.


COQUEIRO "BICÉFALO"
Coco-da-Bahia (cocos nucifera L.) bifurcado, ilha de Boipeba, Cairú, Bahia. De acordo com o Secco (com. pess.) alguns moradores do interior do estado do Pará relacionam este fato à áção de raios oriundos de tempestades, muito comuns na região amazônica. Porém a áção fitopatógenos provavelmente pode estar relacionada a este intrigante fato. Espécimes semelhantes a este já foram registradas em outros lugares do Brasil e do mundo.

GRAVES EFEITOS DA CONTAMINAÇÃO QUÍMICA

A catástrofe de Bopal, na Índia, tem sido considerada o maior desastre industrial do mundo. Em Dezembro de 1984, a fábrica de pesticidas UNION CARBIDE, empresa norte-americana, produziu um escape de gás tóxico, o isocianato de metila. Esse gás se difundiu pela atmosfera, resultando na morte de 3.000 pessoas e deixou outras 100.000 com sérios problemas a saúde.



MESTRE BIRA E SEU LEGADO

Ubiraçy Ferreira deixou muito bem escrito páginas que expressam sentimentos, dedicação, sabedoria, vivencia e muita pesquisa de campo, fomentado para passar conhecimento, oferecer oportunidade, reconhecimento e esperança de conquista a uma sociedade, talvez ignorada pelo poder.
Baseado nessa introdução apelo aos gestores das esferas: Estadual, Municipal e Federal, principalmente das pastas da Cultura, Educação e Turismo, que olhem carinhosamente, com intuito de apoiar, valorizar e projetar o Bacnaré (Balé de Cultura Negra do Recife), favorecendo e preservando a cultura afro que é o nosso alicerce e essência da nossa formação, trabalho esse que atravessou décadas, gerações e gerações. Para aqueles que desconhecem a companhia, o trabalho desenvolvido até hoje por toda equipe, aproxime-se e conheça o grupo, suas necessidades, seus argumentos, compartilhem a continuação desse trabalho precioso com o compromisso competente e árduo da professora Antônia Batista e do professor Tiago Ferreira, responsáveis pela instituição, que juntamente com todo elenco talentoso e dedicado aflora a cada dia o legado do Mestre Bira.
Vamos colocar o Bacnaré no mais alto patamar, pois a cultura é a identidade e desenvolvimento de um povo.
Do seu primo e admirador Francisco José.